HIPS, ou Poliestireno de Alto Impacto, é um material de suporte solúvel comumente usado com ABS. Quando usado como material de suporte, o HIPS pode ser dissolvido em d-Limonene, deixando sua impressão livre de quaisquer marcas causadas pela remoção do suporte. O HIPS tem muitas das mesmas propriedades de impressão do ABS, tornando-o um parceiro lógico de extrusão dupla. O HIPS não é apenas ótimo para dar suporte às suas impressões em ABS, mas também é dimensionalmente mais estável e ligeiramente mais leve do que o ABS, tornando-o uma ótima opção para peças que acabam se desgastando ou são usadas em aplicações que podem se beneficiar com o peso mais leve.
Prós
- Baixo custo
- Resistente ao impacto e à água
- Leve
- Dissolvível por d-Limoneno
Contras
- Necessário mesa aquecida
- Câmara aquecida recomendada
- Alta temperatura de impressão
- Ventilação necessária
Melhores práticas
Essas dicas o ajudarão a reduzir as chances de problemas comuns de impressão 3D associados ao HIPS, como empenamento e má adesão do leito.
Invista em uma boa superfície de construção
Fitas de adesão podem ser aplicadas em cima de sua plataforma de construção aquecida, criando uma superfície ideal para HIPS aderir. Geralmente as camadas de fitas de adesão tem cerca de 0,1 mm de espessura, portanto, certifique-se de levar isso em consideração nas configurações da primeira camada. Você pode fazer esse ajuste em seu Software de impressão aumentando o deslocamento global do eixo Z. As folhas de PET também podem ser aplicadas sobre uma camada de vidro para melhorar muito as propriedades adesivas, enquanto mantém o acabamento da superfície liso. Todas essas soluções ajudarão a reduzir o empenamento de suas impressões HIPS.
Imprimir com alta temperatura ambiente
Para evitar que o HIPS se contraia rapidamente, você pode tentar aumentar a temperatura ao redor da peça impressa em 3D. Isso pode ser feito fechando o ambiente de construção e permitindo que o leito aquecido aqueça lentamente o ar até a temperatura desejada. Algumas impressoras mais recentes podem, na verdade, incluir uma câmara aquecida pronta para uso, o que torna esse processo ainda mais fácil. Se você não for capaz de encerrar o volume de construção da impressora por conta própria, você também pode tentar usar um “escudo de lodo” em seu Software de impressão, pois isso criará um invólucro que envolve seu modelo, permitindo que o ar dentro desse invólucro permaneça em uma temperatura mais alta. Este escudo também pode atuar como um bloco de vento para impedir que o ar frio resfrie rapidamente seu plástico recém-extrudado.
Ajuste as configurações para evitar a separação da camada
Imprimir com HIPS pode exigir algum cuidado extra para garantir que cada camada da impressão esteja firmemente ligada à camada anterior. Caso contrário, você pode notar divisão ou rachadura entre as camadas. Para melhorar a ligação entre as camadas, considere diminuir a altura da camada ou aumentar a temperatura da extrusora. Ambas as mudanças ajudarão a melhorar a adesão entre as camadas.
Dicas profissionais
- Alguns filamentos HIPS incluem aditivos que tornam os filamentos mais fáceis de imprimir, mas esses mesmos aditivos podem frequentemente tornar o material mais difícil de dissolver e remover se você planeja usar o HIPS como um material de suporte.
- Para melhorar a adesão ao leito, considere o uso de uma pasta de ABS. Essa mistura pode ser criada por você mesmo misturando pedaços de filamento ABS com acetona e, em seguida, aplicando a mistura na superfície da cama de impressão.